INFORMAÇÃO PARA A VIAGEM
  • Bagagem
  • Limite no Bagageiro
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    No bagageiro você pode transportar bagagens de até 30 kg de peso, 350 decímetros cúbicos (1,30 metros) de volume ou um metro de dimensão máxima. É seu direito receber os comprovantes desses volumes. Volumes pequenos e de fácil acomodação podem ser levados no porta-embrulho.

  • Transporte de bicicleta
  • O peso máximo para transporte no bagageiro é de 30 kg, o suficiente para uma bicicleta mais bagagem média. Já a dimensão máxima é de 1,30 metros e o cumprimento de uma bicicleta com rodas é de aproximadamente 1,80 metros.

    Porém, sem as rodas, a bicicleta medirá 1,20 metros. Ou seja, o suficiente para ela seguir no bagageiro. Exemplo de cálculo:

                  Largura: 37 cm (guidão virado, sem remover pedais)

                  Altura: 82 cm (rodas removidas, ao lado da bike / ou selim removido)

                  Comprimento: 115 cm (rodas ao lado da bike)

                  (37 x 82 x 115) / 1000 = 350 decímetros

  • Extravio e Dano de bagagem
  • Você deverá procurar imediatamente ao término da viagem a pessoa responsável pela agência (gerente ou encarregado) e relatar o fato por escrito, de próprio punho, para que as devidas providências sejam tomadas. Na ocasião, deverá ser preenchido um formulário para análise e possível localização da bagagem.

  • Conheça nossos ônibus
  • Convencional
  • O serviço Convencional está presente em carros de 1 piso, com ar-condicionado, poltronas comuns com assentos acolchoados e reclináveis. Neste serviço, as poltronas não possuem apoio de pé.

  • Executivo
  • O serviço Executivo 46 está presente em ônibus de 1 piso, com 46 poltronas com um bom espaço entre elas. Neste serviço, as poltronas não possuem apoio de pé, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

  • Semi Leito
  • Semi Leito

    O serviço Semi Leito está presente em ônibus de 1 piso, com 40 poltronas com apoio para os pés, água gelada, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

     

    Semi Leito DD

    O serviço Semi-Leito DD está presente em ônibus de 2 pisos, com 44 poltronas com apoio para os pés, água gelada e toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

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  • Leito
  • Leito Comum

    O serviço Leito Comum está presente em ônibus de 1 piso, com 24 poltronas extra largas com inclinação de até 150 graus,manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette e ambiente refrigerado por ar-condicionado.

     

    Leito 1ª Classe

    O serviço Leito 1ª Classe está presente em ônibus de 2 pisos, com apenas 6 poltronas extra largas com inclinação de até 150 graus, manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette e ambiente por ar-refrigerado por ar-condicionado.

  • Leito Cama
  • O serviço Leito Cama está presente em ônibus de 2 pisos, com apenas 6 poltronas largas que reclinam até 180 graus, manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, toilette, ambiente refrigerado por ar-condicionado e tomadas USB para carregar smartphone e tablets.

  • Embarque para menores
  • 1. Menores de seis anos possuem gratuidade, desde que sejam transportadas no colo. Porém, precisam emitir bilhete de gratuidade para viagens fora do estado;

    2. Todos os adultos e crianças precisam estar acompanhados de documento próprio oficial* para embarcarem;

    3. Menores de 12 anos (incompletos) só poderão viajar acompanhados por:

                a) Parentes (pais, avós, tios e/ou irmãos maiores de 18 anos), apresentando os documentos oficiais* do adulto e da criança, comprovando o grau de parentesco;

                b) Terceiros, apresentando documentos oficiais* do adulto e da criança e autorização judicial dos pais para viajar com a criança.

    * Os documentos considerados oficiais são:

    a) Passaporte Brasileiro;

    b) Carteira Nacional de Habilitação (Documento Físico ou Digital);

    c) Carteira de Trabalho;

    d) Carteira de Identidade Profissional, emitida por Conselho ou Federação, com foto, e fé pública em todo o território nacional;

    e) Cartão de Identidade, com foto, expedido por Ministério ou Órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, Marinha e do Exército;

    f) Registro de Identificação Civil – RIC;

    g) Certidão de Nascimento (Somente para menores de 12 anos).

     

    As cópias autenticadas dos documentos serão aceitas no embarque, independentemente da data de validade bem como, de possível identificação do passageiro (documento legível). Em casos de extravio, furto ou roubo de documento de identificação de passageiro, é permitido apresentar Boletim de Ocorrência, desde que emitido há menos de 30 (trinta) dias.

    4. Maiores de 12 anos verifique no tópico "Documento e horário para embarque"

  • Estudante e Professor
  • Estudante
  • O formulário, além de estar disponível em nossos guichês, está disponível aqui em nosso site.

    Agora você pode fazer o download, preenchê-lo e  imprimi-lo na sua casa. Depois basta juntar toda documentação, levá-la em um de nossos guichês na rodoviária, pagar a taxa e em até 7 dias (sete dias úteis) sua carteirinha estará pronta e você poderá usufruir do benefício.

    Estudantes regularmente matriculados têm direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no transporte intermunicipal do estado de São Paulo, para deslocamento entre residência e escola.

     

    Para ter acesso ao benefício é necessário:

     

    a) preencher o formulário de requisição de carteirinha disponível aqui.

    b) anexar xerox simples dos seguintes documentos: CPF, RG e 1 (uma) foto 3x4 atual;

    c) xerox do comprovante de residência com validade de 3 meses; caso esteja em nome de terceiros deverá autenticar uma declaração em cartório;

    d) original da declaração da instituição de ensino, datada e carimbada, para estudante / professor de cursos de graduação, pós-graduação, técnico, ensino médio e fundamental reconhecido pelo MEC;

    e) xerox autenticada da carteira de estudante fornecida pelo estabelecimento de ensino ou diploma, no caso de professor.

     

     

    Atenção:

    • A carteirinha possui validade de 1 ano, tendo que ser renovada no início de cada ano letivo;

    • A taxa para cadastro e emissão da carteirinha de identificação deverá ser paga no guichê da empresa, no momento da solicitação. Para o ano de 2019, o valor é de R$13,25 (Treze reais e vinte e cinco centavos, que correspondem a 0,5 UFESP's);

    • A empresa tem o prazo máximo de 7 dias úteis para a emissão da carteirinha

    • Os documentos e o formulário preenchido deverão ser entregues em um de nossos guichês, após dia 20 de Janeiro de 2019.

     

  • Professor
  • O formulário, além de estar disponível em nossos guichês, está disponível aqui em nosso site.

    Agora você pode fazer o download, preenchê-lo e  imprimi-lo na sua casa. Depois basta juntar toda documentação, levá-la em um de nossos guichês na rodoviária, pagar a taxa e em até 7 dias (sete dias úteis) sua carteirinha estará pronta e você poderá usufruir do benefício.

    Professores no exercício da profissão têm direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no transporte intermunicipal do estado de São Paulo, para deslocamento entre residência e escola.

     

    Para ter acesso ao benefício é necessário:

     

    a) preencher o formulário de requisição de carteirinha disponível aqui.

    b) anexar xerox simples dos seguintes documentos: CPF, RG e 1 (uma) foto 3x4 atual;

    c) xerox do comprovante de residência com validade de 3 meses; caso esteja em nome de terceiros deverá autenticar uma declaração em cartório;

    d) original da declaração da instituição de ensino, datada e carimbada, para estudante / professor de cursos de graduação, pós-graduação, técnico, ensino médio e fundamental reconhecido pelo MEC;

    e) xerox autenticada da carteira de estudante fornecida pelo estabelecimento de ensino ou diploma, no caso de professor.

     

    Atenção:

    • A carteirinha possui validade de 1 ano, tendo que ser renovada no início de cada ano letivo;

    • A taxa para cadastro e emissão da carteirinha de identificação deverá ser paga no guichê da empresa, no momento da solicitação. Para o ano de 2019, o valor é de R$13,25 (Treze reais e vinte e cinco centavos, que correspondem a 0,5 UFESP's);

    • A empresa tem o prazo máximo de 7 dias úteis para a emissão da carteirinha

    • Os documentos e o formulário preenchido deverão ser entregues em um de nossos guichês, após dia 20 de Janeiro de 2019.

  • Gratuidades
  • ID Jovem
  • No transporte interestadual, o jovem de baixa renda, tem direito a gratuidade em 2 (dois) assentos em cada ônibus convencional, caso as 2 (duas) poltronas já estejam ocupadas, os demais jovens, atendendo os mesmos requisitos, tem direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da tarifa.

    Para fazer uso das vagas gratuitas ou com desconto de cinquenta por cento, no ato da solicitação do bilhete de viagem do jovem, com 03 (três) horas antes do horário da viagem, o interessado deverá apresentar a Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

    O jovem deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício. O beneficiário não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem

    O bilhete de viagem do jovem é nominal e intransferível.

  • Pessoas com necessidades especiais
  • Transporte Interestadual

    A pessoa portadora de deficiência, comprovadamente carente, tem direito a gratuidade em ônibus convencional no transporte coletivo interestadual. Para usufruir no benefício, basta dirigir-se ao ponto de vendas em posse da Carteira de Passe Livre emitida pelo Ministério dos Transportes até 3(três) horas antes do horário de partida da origem da viagem.

  • Idosos
  • Transporte Intermunicipal
  • No transporte intermunicipal do Estado de São Paulo, o idoso acima de 60 anos tem direito a gratuidade em 2(dois) assentos em cada ônibus convencional, bastando apresentar nos pontos de vendas de passagem o documento oficial com foto.

     

  • Transporte Interestadual
  • No transporte interestadual, o idoso acima de 60 anos e que comprove renda de até 2(dois) salários mínimos, tem direito a gratuidade em 2(dois) assentos em cada ônibus convencional, devendo solicitar sua passagem nos pontos de vendas até 3(três) horas antes do horário de partida de origem da viagem.

    Caso as 2 (duas) poltronas já estejam ocupadas, os demais idosos, atendendo os mesmos requisitos, tem direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da tarifa.

     

  • Transporte de animais
  • Domésticos
  • O transporte de animais de pequeno de porte até oito (08) kg, será gratuito nas viagens interestaduais, já nas viagens intermunicipais no estado de São Paulo, o transporte será feito mediante o pagamento de uma passagem integral para o animal, que podem ser: doméstico e silvestre. Para que seja permitido o embarque, o responsável pelo animal terá de atender as seguintes condições:

    Animais domésticos são considerados cães e gatos pelos órgãos reguladores, que deverão estar acompanhados do Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, emitido em até três (03) dias antes da viagem, carteira de vacina e estar acondicionado em uma caixa ou bolsa própria de acrílico à prova de vazamentos.

  • Silvestre
  • Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

    Além da Guia de Trânsito do Animal – GTA, atestado de saúde e a carteira de vacina em dia devem estar acompanhado da autorização de transporte emitida pelo IBAMA, acondicionado em uma caixa ou bolsa própria.

  • Seguro facultativo
  • Viagens Interestaduais
  • Nos autos da Ação Civil Pública nº. 00128018-51.2000.403.6100/SP, em trâmite perante a 6ª Vara de Justiça Federal de São Paulo, ajuizada pelo Ministério Público Federal, em face da União, as empresas transportadoras não poderão comercializar o seguro facultativo, tendo em vista que os passageiros já estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, cujo custo já está incluso no valor da tarifa.

  • Documento e horário para embarque
  • Documento para embarque
  • Para o embarque você precisará apresentar o bilhete impresso em nossos totens ou guichês e obrigatoriamente um dos documentos oficiais abaixo para o embarque.

    Esta relação é válida apenas para brasileiros maiores de 12 anos, para menores de 12 anos, verifique a documentação no tópico “EMBARQUE PARA MENORES”.

     

    – Carteira de Identidade (RG) emitida por órgãos de Identificação dos Estados ou do Distrito Federal;

    – Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé

    pública em todo território nacional;

    – Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo

    o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;

    – Registro de Identificação Civil - RIC, na forma do Decreto no 7.166, de 5 de maio de 2010;

    – Carteira de Trabalho;

    – Passaporte Brasileiro;

    – Carteira Nacional de Habilitação – CNH com fotografia; ou outro documento de identificação com

    fotografia e fé pública em todo território nacional.

    – Título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação – (Por meio de aplicativo).

     

     

    Atenção!

    • Cópias autenticadas serão aceitas no embarque desde que comprovem a identidade do passageiro.

    • Em caso de furto, roubo ou extravio do documento de identificação é permitido a apresentação do Boletim de Ocorrência, desde que emitido a menos de 30 dias

  • Horário para embarque
  • Tempo para chegar

    Recomendamos que você compareça para o embarque com antecedência mínima de 30 minutos antes da partida do ônibus.

    No período de verão e feriados, em qualquer cidade grande, o acesso aos terminais fica congestionado, e o deslocamento dentro das rodoviárias torna-se complicado devido à grande quantidade de pessoas transitando no local. Por isso, saia de casa com bastante antecedência e, dessa forma, evite a perda do horário de embarque.

    Atenção:

    Nos feriados e vésperas de feriados, orientamos aos nossos clientes antecedência mínima 01 (uma) hora ao seu horário de embarque.

     

    Atenção a Plataforma

    Nos períodos de grande movimento nas Rodoviárias, as plataformas de embarque podem ser alteradas sem aviso prévio. Confira o número da plataforma em seu bilhete de passagem e fique atento a chamada para o embarque.

     

    Duração viagem

    Durante altas temporadas, como no verão e feriados, o tempo previsto de viagem fica comprometido. Uma viagem que costuma durar 3 horas ou menos pode durar bem mais. Sendo assim, não considere o tempo previsto de viagem em condições e dias normais, tanto na ida quanto na volta. Se estiver fazendo conexões para outras localidades, aumente o tempo destinado às conexões em pelo menos 6 horas.

     

    Horários Extras

    Durante o verão e feriados, existe a possibilidade de abertura de horários extras. Intercalando os horários e ônibus de rotina. Logo, confira sempre o horário de embarque/chegada/trecho escolhido antes de finalizar sua compra.

  • Cancelamento e Reembolso
  • Estadual - SP
  • 1 –  será aceita a desistência da viagem, com a obrigatória devolução da importância paga, desde que o cliente realize a comunicação nos guichês da transportadora com 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus.

    2 – A partir do dia 06/03/2016 a Viação Cometa passará a cobrar de 5% (cinco por cento) de multa sobre o valor das passagens canceladas das linhas estaduais sob a jurisdição da ARTESP (Lei Federal 10.406/2002, Código Civil, artigo 740).

  • Federal
  • 1 – Até 03 (três) horas antes do horário previsto da partida do ônibus, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor nos guichês da transportadora . Haverá a retenção de 5% do valor da tarifa, a título de multa compensatória (§ 5º¹, do art. 13, da Resolução ANTT nº. 4.282, de 17 de fevereiro de 2014);

    2 – O não comparecimento do passageiro para embarque ou a não declaração da vontade de desistir antes da configuração do embarque² acarretam a perda do direito ao reembolso, mantendo a validade do bilhete para fins de remarcação e/ou transferência por até 01 (um) ano, a partir da data de sua primeira emissão.

    ¹ § 5º Faculta-se às transportadoras, exclusivamente no caso de reembolso, reter até 5% (cinco por cento) sobre o valor da tarifa, a título de comissão de venda e multa compensatória, conforme o caso, e com entrega de recibo ao usuário.

    ² Considera-se configurado o embarque 3 (três) horas antes do horário do início da viagem constante do bilhete de passagem.

  • Objeto esquecido
  • Se você esqueceu algum objeto ou documento no interior de um dos nossos ônibus, entre em contato com a  nossa central de atendimento, para que possamos ajudá-lo a encontrar. Caso seja localizado, entraremos em contato com você através do seu e-mail.

    Lembrando que, de acordo com o artigo 8º, inciso 6º da resolução nº 1432, de abril de 2006 da ANTT, a empresa não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, uma vez que estes volumes, transportados na parte superior do veículo, são de responsabilidade do passageiro.

  • Remarcação e troca
  • Estadual
  • 1 – Será aceita a revalidação do bilhete de passagem, para outro dia e horário, desde que o cliente realize a comunicação nos guichês da transportadora com 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus.

  • Federal
  • 1 – Dentro do prazo de validade³ e mediante a apresentação do Bilhete de Passagem e de Embarque, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido. O passageiro pode optar por serviço em veículo de categoria diversa do originalmente contratado, arcando com as diferenças dos valores de tarifa, no caso de serviço em veículo de categoria superior ou tendo direito a restituição das diferenças de preço, no caso de serviço em veículo de categoria inferior.

    2 – A partir de 3 (três) horas antes do horário do início da viagem até a data de validade do bilhete, a transportadora efetuará a cobrança de 20% (vinte por cento) do valor da tarifa, a título de remarcação, e com entrega de recibo ao usuário.

    ³ Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de 01 (um) ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.